Garantir aos clientes a liberdade de ir e vir, desde que não exista restrição determinada no plano de atenção à saúde.
Preservar a identidade e a privacidade dos clientes, assegurando um ambiente de respeito e dignidade;
Promover ambiência acolhedora e aconchegante;
Promover a convivência mista entre os clientes de diversos graus de dependência seguindo os princípios do respeito, da ética, moral e social no que abrange o envolvimento para uma convivência harmoniosa para que não percam a referência de lar;
Promover integração dos clientes, nas atividades desenvolvidas pela comunidade local;
Favorecer o desenvolvimento de atividades conjuntas com pessoas de outras gerações;
Desenvolver atividades que estimulem a autonomia dos clientes;
Incentivar e promover a participação da família e da comunidade na atenção aos clientes da casa;
Promover condições de lazer para os clientes tais como: atividades físicas, recreativas e culturais (comemorações e eventos de datas);
Desenvolver atividades e rotinas para prevenir e coibir qualquer tipo de violência e discriminação contra pessoas da casa;
Estimular a capacidade e tolerância diante as adversidades da vida e colocando se no lugar do outro visando a garantia que todos terão o mesmo direito;
Oferecer uma alimentação de qualidade com direcionamento nutricionais, higiene, segurança, instalações físicas adequadas a condições necessária de cada cliente, salubridade e acessibilidade a todos;
Demostrar aos familiares a real importância da parceria para a promoção de saúde que está diretamente ligada com o vínculo de afetividade já existente ou em reestabelecer;
Estimular dentro das condições de cada cliente a independência e autonomia das atividades cotidiana e o autocuidado.